Dia do indígena: povo Tembé cobra respostas do Estado sobre morte de Isac

0
47

Nesta segunda-feira, 19, é comemorado em todo território nacional o dia do indígena. O movimento indígena de Belém e o povo Tembé realizam diversas ações para  marcar essa data tão importante.

Ainda na manhã de hoje, 19, será realizada uma audiência com Ministério Público do Federal (MPF) para cobrar a desocupação das terras indígenas, justiça para lideranças assassinadas, e vacina para indígenas em situação de cidade, dentre outras pautas. Além de um ato público e ritual na frente do órgão. Uma audiência com o secretário de segurança do estado, Ualame Machado para cobrar punição aos assassinos da jovem liderança Isac Tembé, executado pela Polícia Militar no dia 12 de fevereiro deste ano, em Capitão Poço.

O povo Tembé vai entregar, pela tarde, no memorial dos povos os adereços de Isac Tembé para serem guardados no museu de Arte de Belém (MABE).  Também serão entregues um conjunto de 26 fotografias selecionadas pela jornalista Nice Tupinambá retratando momentos do ritual de passagem (velório) e das audiências e mobilizações realizadas para cobrar respostas e punição de todos os responsáveis pelo brutal assassinato.

Fonte: Romanews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui