Rússia comunica a OMS, caso de gripe aviária em humanos

0
151

 

A transmissão detectada ocorreu de animais para humanos, e não entre as pessoas

A Rússia informou a Organização Mundial da Saúde (OMS), neste sábado, 20, o primeiro caso de transmissão de uma nova cepa do vírus que transmite a gripe aviária para humanos.

Anna Popova, chefe da agência russa de vigilância sanitária, Rospotrebnadzor, disse: “Relatamos o caso à OMS há vários dias, quando tivemos certeza absoluta do que nossos resultados apresentavam”, em entrevista à TV estatal Rossiya 24.

Com o nome de H5N8, essa variante do vírus influenza foi encontrada em sete funcionários de uma granja, após um surto de gripe que atingiu o local, em dezembro.

A diretora da agência russa Rospotrebnadzor, afirma que não há indícios de que o vírus tenha sido transmitido entre as pessoas, o que aponta para a possibilidade de infecção direta pelo contato entre os animais. “O caso está controlado”, disse Popova.

As mutações que ocorrem nos vírus são bastante comuns, e a OMS segue acompanhando de perto, com a ajuda das agências nacionais, todos os alertas de novas transmissões.

Não necessariamente as novas cepas são mais resistentes ou mais transmissíveis.

Surtos da cepa H5N8 foram relatados na Rússia, Europa, China, Oriente Médio e Norte da África nos últimos meses, somente em aves.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui