Caos no transporte de grãos nos terminais em Miritituba

0
105

Esta se tornando um verdadeiro pesadelo para quem precisa trafegar pela BR230 chegando em Itaituba. O grande numero de caminhões durante o período da safra, o pouco espaço para aguardar o momento da descarga e as péssimas condições de acesso aos portos, tem causado um enorme congestionamento em parte da BR 230, a ponto de trancar a entrada e saída mesmo em carros pequenos.

durante essa semana já por algumas vezes, caminhoneiros tem ficado refém dessa situação e até mesmo as ambulâncias que chegam para os Hospitais de Itaituba, não tem conseguido ter aceso a balsa que realiza a travessia para o centro da cidade.

semana passada o governo federal anunciou a liberação de recursos para a implantação de mais portos as margens do Rio Tapajós, porém os investimentos para melhoria ao acesso  dos terminais tem sido desprezado tanto pela iniciativa privada quanto pelos governos. Parte da população já começa a se questionar qual o tipo de beneficio essa super safra de grãos que vem de outros estados tem ajudado no desenvolvimento de Itaituba. Da a se entender que estamos trocando alta lucratividade para produtores e empresas que operam nessa atividade por meros pontos de abastecimentos, borracharias, comidas a beira da estrada e muito transtorno.

O governo federal já tem tentando há algum tempo terminar o projeto de privatização da rodovia e leva-la a leilão, nesse projeto esta incluso os investimentos necessários para diminuir esse caos ao longo do trecho de mil quilômetros, desde Sinop até os portos.

Os caminhoneiros dizem que estão ficando ate quatro dias de espera para descarregar, na volta alguns mais apressados e na vontade de pegar outro frete, acaba causando acidentes graves, aumentando a estatística de uma das rodovias mais perigosas do Brasil.

Outro projeto que deve ajudar no escoamento da produção será a implantação da ferrograo, que deve ser licitada nesse ano de 2021, mas o inicio de operação esta previsto para 2016, até la serão muitos acidentes, muito tempo de espera nas filas e fretes que chegam a ser os mais caros do Pais.

Fonte: Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui