Jacareacanga é um dos municipios no País que tem mais eleitores que habitantes

0
100

Nas eleições municipais deste ano, 130 cidades brasileiras registraram mais pessoas votando do que habitantes aferidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Entre elas, estão dois municípios paraenses: Jacareacanga e Pau D’Arco.

 

Apesar da diferença entre os dados parecer indicar um cálculo errado, a disparidade nos números representa a realidade. O levantamento foi feito pelo Metrópoles com informações do IBGE e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O contraste entre os dois dados é muitas vezes é utilizado por municípios para tentar conseguir na Justiça a revisão da população estimada pelo IBGE, com a finalidade de arrecadar mais recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Porém, a explicação para o fato, é que o instituto calcula a população das 5.570 cidades brasileiras por meio do Censo. A pesquisa, realizada de 10 em 10 anos, gera o dado mais apurado que existe no Brasil. Entre uma década e outra, calcula-se como a população de cada município variou e, sem seguida, projeta-se como mudou a demografia nas unidades da Federação.

Fonte: Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui