IMUNIZAÇÃOPrimeiro lote da vacina chinesa contra a covid-19 chega ao Brasil na semana que vem

0
138

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira, 9, que as primeiras 120 mil doses da vacina chinesa Coronavac chegam na sexta-feira, 20, já na semana que vem. Segundo Doria, são esperadas até o dia 30 de dezembro deste ano um total de 6 milhões de doses do imunizante utilizado contra o novo coronavírus.

A Coronavac está na fase 3 de testes, que ainda não tem data para terminar. A fase 3 é a última etapa antes do pedido formal de homologação. A aplicação das doses – que já chegam prontas – depende da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em caso de reprovação, essas 6 milhões de doses não poderão ser aplicadas.

“As primeiras doses chegam ao Brasil no dia 20 de novembro. Essa data está confirmada. A Anvisa já havia autorizado. E agora autoridades sanitárias da China deram autorização para importação pelo instituto Butatan de 6 milhões de vacinas, as primeiras 120 mil vacinas chegam no dia 20 de novembro. As doses virão em lotes e até 30 de dezembro teremos 6 milhões de vacinas em São Paulo”, disse Doria em entrevista.

Estas vacinas que chegam até final de dezembro fazem parte das 46 milhões de doses compradas pelo governo de São Paulo. As primeiras 6 milhões de doses chegam prontas da China e serão armazenadas no Instituto Butantan. A aquisição das vacinas custou US$ 90 milhões (cerca de R$ 479 milhões).

Doria ainda informou que as obras da fábrica para a produção da Coronavac começaram no dia 2 de novembro, com previsão de encerramento em setembro de 2021. Segundo o governador, a capacidade de produção da unidade será de 100 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus.

“Iniciamos no dia 2 de novembro as obras da 1ª fabrica de vacinas contra covid da América Latina aqui no Instituto Butantan. É uma instalação que já existia, está sendo remodulada. E ali teremos a produção da vacina no Brasil. A previsão é de 10 meses de obra e a fábrica estará em setembro de 2021”, disse Doria.

Fonte: UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui