Anúncio do Círio nesta quinta-feira, 6, gera expectativas sobre novos formatos e data

0
75

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Círio de Nazaré 2020 terá um formato diferente, é o que diz a diretoria da festa. A devoção dos paraenses com Nossa Senhora de Nazaré, que já tem 228 anos, deve se manifestar de outra forma este ano. O anúncio será feito nesta quinta-feira, 6, pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.

Segundo eles, há uma Comissão Especial de Análise da Pandemia da Covid-19 que elaborará um parecer técnico-científico para orientar a decisão sobre o evento. Só após isso que a Diretoria decidirá se haverá ou não a festividade religiosa.

O Círio, reúne em Belém, no segundo domingo do mês de outubro, mais de dois milhões de devotos nas ruas e um milhão e 400 pessoas na noite de sábado, na trasladação. Muitos são turistas de outros estados e países. Vários paraenses saem de suas cidades, muitas vezes andando, e comparecem à festa religiosa.

Ao todo, são 12 procissões durante todo período da festividade do Círio de Nazaré. Elas reúnem cerca de seis milhões de pessoas nas ruas. É válido lembrar que o distanciamento social é uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para se evitar a profileração do vírus da covid-19.

De acordo com Flávio Américo, da diretoria de Recursos Socioeconômicos e Filantrópicos, o Círio irá acontecer, mas apenas amanhã, 6, os romeiros saberão como e quando. “A expectativa é que realmente aconteça”, afirma…

A pandemia, que começou a afetar o Brasil em março, mudou o modelo da festividade, que sempre foi uma procissão presencial desde 1973. O primeiro Círio aconteceu no dia 8 de setembro e na tarde de uma quarta-feira. “O governador do Pará alcançou uma graça e no dia anterior fez o traslado da imagem da igreja para o Palácio do Governo e depois fez o percurso”, conta Américo.

“Ao longo desses anos tivemos algumas modificações. O Círio vai acontecer no segundo domingo do mês de outubro. Vai acontecer. Creio que não vá ter alteração de data”, comenta Flávio Américo. Perguntado sobre a possibilidade de ser uma procissão totalmente on-line, o diretor foi bem otimista. “Vai possibilitar o acesso de pessoas de até fora do país”.

É nesse cenário de precauções, que a devoção à Nossa Senhora de Nazaré também deverá ser adiada na forma presencial e ser reformulada.

Outros eventos já foram cancelados ou adiados

A pandemia de coronavírus também afetou o que foi preparado durante o ano inteiro e passou por cima do calendário junino, mais tradicional em cidades como Caruaru, em Pernambuco; Campina Grande, na Paraíba; Mossoró, no Rio Grande do Norte; Cruz das Almas, Amargosa e Senhor do Bonfim, na Bahia.

Shows do Metallica, McFly, Backstreet Boys e Tokio Hotel no Brasil estão em uma longa lista de eventos adiados.

Outros eventos e festivais pelo mundo também já foram adiados ou cancelados. A medida é para evitar a proliferação do novo coronavírus.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui