Chuvas devem se intensificar ainda mais nos próximos dias

0
369

Nos últimos dias a chuva não tem dado trégua aos paraenses e vários relatos de pontos alagados em diversas áreas de Belém foram registrados por internautas. Para a felicidade de uns e azar de outros a previsão para os próximos dias é de mais chuva ainda.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), os próximos dias serão de variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas, que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia, com mínimas de 22° e máximas de 29°.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua influenciando as condições de tempo sobre parte do território paraense. Ao longo da manhã e tarde, as chuvas serão mais significativas na Região Metropolitana de Belém, Nordeste e parte das regiões Sudeste e Sudoeste. Podendo se estender até as primeiras horas da noite, com ocorrência de trovoadas ao longo dos períodos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Defesa Civil do Estado, ligada ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará, municípios da Região Metropolitana de Belém, do sudoeste e do Arquipélago do Marajó podem receber cerca de 400 milímetros de chuvas até março, quando devem ser registrados os maiores volumes de precipitação pluviométrica.

Cuidados

As pessoas expostas às águas dos alagamentos que têm atingido várias regiões devem ficar atentas ao eventual aparecimento de sintomas como febre, náuseas e diarreia, o que pode ser sinal de leptospirose e hepatite A. Ante qualquer suspeita, um serviço de saúde deve ser procurado. Preventivamente, deve-se lavar com sabonete as partes da pele molhadas na inundação o mais rapidamente possível, embora isso nem sempre impeça o contágio.

Fonte: Agência Brasil