Governo leva mensagem do executivo ao parlamento durante sessão solene na Alepa

0
184

O governador do Estado, Helder Barbalho, participou, nesta terça-feira (4), da 2ª Sessão solene da 19ª Legislatura, no Plenário Newton Miranda na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O intuito desta sessão foi abrir, oficialmente, os trabalhos do parlamentares da casa em 2020. Helder Barbalho cumpriu o preceito constitucional, levando a Mensagem de Governo 2020 aos deputados. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual apresentou um balanço das realizações do governo do Estado neste primeiro ano de gestão, contemplando os principais avanços alcançados e desafios identificados, destacando a concretização de políticas públicas para cada paraense que habita os 144 municípios do Estado.

“É com imensa satisfação que retorno a essa Casa de Leis, após um ano de mandato como governador do Estado do Pará, para cumprir um preceito constitucional na abertura dos trabalhos legislativos apresentando a Vossas Excelências a Mensagem de Governo 2020, confirmando o espírito colaborativo entre o Executivo e o Legislativo, que não exige a unanimidade, mas que demanda propósitos genuínos, ética e respeito, atitudes que têm caracterizado as atividades dos parlamentares desta Assembleia Legislativa”, detalhou o governador.

Helder Barbalho destacou, logo no início de seu pronunciamento, o compromisso assumido com o povo do Pará de governar de forma presente e atuante para todos os paraenses. Disse que, ao contrário de governos anteriores, foi a primeira gestão a tomar posse em três regiões distintas no primeiro dia de mandato, na Capital, no Sudeste e no Oeste do nosso Estado.

A sessão solene foi marcada com a presença de autoridades e secretários para o balanço das realizações do Governo do Estado neste primeiro ano de gestão.

Segundo o chefe do executivo, o governo do Estado esteve presente em cerca de 90 municípios, transformando a vida de paraenses em todos os locais visitados, entregando melhorias para a população. Citou, entre elas, escolas reconstruídas, novos hospitais, saneamento e asfalto, além da parceria com o Executivo Municipal e lideranças locais, verificando in loco as demandas de cada cidade, a fim de construir soluções que melhorem a vida da sociedade paraense, principalmente na velocidade e urgência que essas ações são requeridas pela população. O governador também exaltou o equilíbrio fiscal das contas públicas, o que, segundo ele, é essencial para qualquer governo, garantindo a capacidade de investir e gerar o bem-estar para sociedade.

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Deputado Estadual Daniel Santos, falou que em 2019 foi um ano de trabalho e que evidenciou a importância da parceria do parlamento e o Governo do Estado.

À direita, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Deputado Estadual Daniel Santos.Foto: Marco Santos /

“A gente veio até aqui ouvir o que o governador tem a dizer para o ano de 2020 e a partir daí seguir as diretrizes para ter um ano melhor que o ano passado. Em 2019, procuramos ouvir mais a população e em 2020 queremos que a população participe ainda mais”, disse o representante do parlamento.

Por fim, ainda sobre educação, o chefe do Executivo Estadual falou da nomeação de 1.491 educadores, além da criação do Programa Estadual do Transporte Escolar e Programa Estadual de Alimentação Escolar, com adesão de mais de 130 municípios no ano que se encerrou.

Fonte: Agência Pará