Mais da metade dos paraenses está endividada, aponta estudo

0
891

Segundo o levantamento, 19,5% dessa população é inadimplente.

Um estudo da Federação do Comércio (Fecomercio) do Pará aponta que mais da metade dos paraenses – 55,9% – está endividada. Segundo o levantamento, 19,5% dessa população é inadimplente.

De acordo com o levantamento da Fecomercio-PA, o cartão de crédito é o caminho mais frequente ao endividamento. No Pará, o índice chega a 88,1%.

Para a servidora pública Sônia Ribeiro, o problema com as dívida dá para se lidar. “Quando a gente se programa para isso, né? Eu faço planilhas, procuro sempre organizar forma que as minhas dívidas não ultrapassem o que eu tenho a receber no final do mês”, contou.

Estudo com indígenas

Pesquisadores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) entrevistaram 45 moradores de três comunidades indígenas na região do Baixo Tapajós. A ideia era verificar como eles tratavam o dinheiro no cotidiano.

Em uma das tribos, 95% disseram que nunca receberam orientação financeira e, mesmo assim, 70% não tem dívidas. Em outra aldeia, 85% estavam livres de dívidas.

Segundo o professor Alexandre Damasceno, educador financeiro, os indígenas, no geral, compram apenas o necessário e à vista. “A gente percebe esse medo de usar o cartão de crédito. Então, isso faz com que eles tenham um pouco de freio. Isso dá uma grande lição para a gente, que é ter a paciência de guardar o dinheiro para poder comprar e não entrar no endividamento”, explicou.

Fonte: G1