Roubos de carro têm queda de 50% no Estado

0
388

Roubos de carro têm queda de 50% no Estado (Foto: Maycon Nunes)

O número de roubo de carros diminuiu 50,4% no mês de janeiro deste ano, segundo a Polícia Civil do Pará. Ontem, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFVA), divulgou o primeiro balanço de ocorrências de roubos e furtos de carros este ano. Os dados apontam que entre 1 a 31 janeiro de 2019 foram registrados 366 casos de roubos de carro e motocicletas no Estado. Em janeiro do ano passado – ou seja, no mesmo período – foram registradas 738 ocorrências de roubos.

Ainda no mesmo balanço, a polícia civil apontou ainda que o número de ocorrência de furtos de veículos também reduziu expressivamente – exatos 34,29%. Em janeiro deste ano, 320 ocorrências de furtos foram registradas, e em janeiro do ano passado foram 487 registros.

Somados os casos de furtos e de roubos de veículos automotores, janeiro de 2019 apresentou um total 689 registros na Polícia Civil. No mesmo período do ano passado, este total foi de1.225 ocorrências. Ou seja, a diminuição de furtos e roubos de carros e motos é de 44%.

Para o delegado Washington Santos Oliveira, titular da DRFRVA, a redução dos números se deve a metodologia de trabalho desenvolvida pela equipe que tem como alvo as lideranças das associações criminosas que estão envolvidas em roubos e furtos de veículos de carros. “Intensificamos e mantivemos constantes as operações de combate a estes grupos criminosos. Não se pode prender somente os receptadores”, frisou.

“Inclusive, prendemos recentemente um dos principais acusados de agir como falsificador de documentos de carros”, pontuou o delegado. Frank William Pereira Pacheco foi preso durante a operação ‘Quatro Rodas’, semana passada. Junto com ele também foi preso Francisco Nilton Bezerra Farias Júnior. Os dois atuavam na receptação de carros e motos roubadas e/ou furtadas, falsificação de documentos públicos e estelionato. Eles vendiam os carros roubados com documentos falsos.

Washington pontuou ainda que as investigações também atentaram para a venda de carros pela internet, onde alguns carros roubados eram anunciados à venda e tinham documentos falsos.

CARRO RECUPERADO

A vítima, que pediu para não ser identificada, respirou aliviada por ter recebido de volta o carro que lhe foi roubado na noite do último dia 25, no bairro da Cidade Velha, em Belém. A mulher lembrou que entrava em casa quando foi abordada por dois homens armados que a renderam e anunciaram o assalto.

Fonte: DOL