Seguro-desemprego poderá ser solicitado pela internet a partir desta quarta (19)

0
399
(Foto: Divulgação)

Segundo o anúncio feito pelo Ministro do Trabalho nesta quarta-feira (19), os trabalhadores que forem demitidos vão poder pedir o seguro-desemprego pela internet, sem a necessidade de entregar os documentos presencialmente.

Chamado de seguro-desemprego 100% web vai permitir que esse benefício seja concedido sem precisar ir a um posto de atendimento. Até então, o trabalhador só podia dar entrada pela internet, além de ter que agendar uma data para levar os documentos.

Para pedir o benefício será preciso preencher um cadastro no portal Emprega Brasil, informar todos os dados pessoais e responder um breve questionário sobre o histórico de trabalho e previdenciário.

As informações fornecidas serão checadas nas bases de dados do governo e se não houver necessidade de complementação, o benefício será concedido em 30 dias, mesmo prazo dado em um posto de atendimento.

Caso haja necessidade de mais esclarecimentos, o trabalhador terá de ir pessoalmente à uma agência do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Vale ressaltar também, que pelo portal, o trabalhador pode consultar oportunidades de trabalho e cursos de qualificação profissional que estejam sendo oferecidos próximos ao local de sua residência.

(Com informações do UOL)