Mais Médicos ainda não preencheu duas vagas na zona rural de Altamira, no Pará

0
322

As localidades de Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra ficam a aproximadamente 1100 km do centro da cidade, onde todos os postos de trabalho já estão ocupados.

Duas vagas do programa Mais Médicos ainda não foram preenchidas em Altamira, no sudoeste do Pará, de acordo com a secretaria municipal de Saúde. Os cargos são destinados para atender as localidades de Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra, que ficam a 1100 km do centro da cidade, onde todos os médicos já estão atendendo.

O coordenador de Saúde de Altamira, Ney Chaves, informou que um médico atende provisioramente as duas localidades até que as vagas do programa sejam preenchidas. Segundo Chaves, dois selecionados no primeiro edital não se apresentaram, mas acredita que na segunda chamada os postos de trabalhos estarão ocupados. “Já há inclusive profissionais entrando em contato com o município com interesse nessas vagas, onde a gente orientou o aguardo do edital”, disse.

A última médica a ocupar uma das sete vagas em Altamira é Talita Travassos. Ela tem familiares na cidade e vivia em Minas Gerais, onde se formou recentemente em medicina. “(Altamira) fica em uma região carente, então a gente tem uma certa dificuldade em trazer profissionais para cá. Nós, que somos filhos da região, temos esse compromisso de atender a população, que muitas vezes é carente e fica sem médico necessitando de acompanhamento de qualidade”, afirmou.

A médica está atendendo na unidade de saúde do bairro Independente II, onde já tinha uma fila de pacientes para serem atendidos. O posto chega a atender mais de 60 pacientes diariamente. Entre eles, estava uma mulher que mora na zona rural do município e precisou percorrer 80 km para conseguir atendimento.