Hemopa convoca doadores de todos os tipos de sangue

0
375
Crédito: Divulgação

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), convoca doadores voluntários de todos os tipos de sangue para suprir estoque que está com capacidade de atendimento de apenas 40% da demanda transfusional da rede hospitalar pública e privada do estado, que corresponde a mais de 200 hospitais. Em Belém são cerca de 95.

O declínio no número das coletas, que atingiu 60%, pode interferir no atendimento satisfatório das solicitações de transfusão aos pacientes. Para reverter a situação, a Gerência de Captação de Doadores (Geacd), está acionando doadores de sangue por telefone, programando campanhas internas e externas com instituições parceiras, além de contar com apoio da imprensa para sensibilizar pessoas potencialmente doadora que  corresponde a 2.2% da população paraense.

Segundo a gerente de Captação, a assistente social Juciara Farias, para favorecer o acesso aos serviços, descentralizou a coleta de sangue com a implantação da Estação de Coleta Castanheira, Estação de Coleta Pátio Belém e coleta na última semana de cada mês, na Estação Cidadania Icoaraci. “Estamos intensificando ações também na hemorrede estadual que conta com os Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; Hemonúcleos em Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção, Castanhal e Capanema”, disse, reforçando que a necessidade é geral. A assistente social explica que o número ideal de bolsas coletadas diariamente é de 300 bolsas de sangue.

Campanhas externas- Dia 9, Estratégia Saúde da Família Radional II, 8h às 16h, Avenida Bernardo, conjunto Radional II, QD F, número 50. Dia 13, no prédio da Polícia Civil, Avenida Magalhães Barata, 209,de 8h às 16h. Dia 14, no Hospital Ophir Loyola, Avenida Magalhães Barata, 992, de 8h às 16h. Outras ações estão programadas até o final deste mês e serão gradativamente divulgadas nas redes sociais do Hemopa e na mídia.

Quem pode doar sangue- Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço: Serviço: Na Região Metropolitana de Belém, as doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h, tanto no Hemocentro Coordenador (Padre Eutíquio, 2109) quanto na Estação de Coleta Castanheira (acesso ao Pórtico Metrópole). De segunda a sexta-feira, de 10h às 17h, na Estação de Coleta Pátio Belém, no primeiro piso do Shopping Pátio Belém, dentro da Estação Cidadania. Toda última semana do mês, o Hemopa também está na Estação Cidadania Icoaraci (Lopo de Castro, 78. Mais informações: 0800 280 8118.

Fonte: RomaNews