Eleitores de Itaituba e região poderam fazer recadastramento biométrico a partir desta sexta-feira

0
776

Tribunal Regional Eleitoral realizará o processo biométrico em 36 locais do Estado.

A partir desta sexta-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) dá início a mais uma etapa do processo de recadastramento biométrico dos eleitores do estado. Ao todo, 36 municípios do interior vão atualizar os dados perante a Justiça Eleitoral. O órgão garante que a biometria é uma ferramenta que melhora a segurança e a legitimidade do voto, já que são coletadas as impressões digitais para identificar cada eleitor. Neste pleito, 54 municípios paraenses já realizaram a votação com a biometria. No total, foram cadastradas 3.492.534 digitais, o que corresponde a 63,5% do eleitorado paraense.

No recadastramento do eleitor são coletados os dados biométricos por meio de sensores de scanner de alta definição. As impressões usadas são de todos os dez dedos das mãos, além da assinatura digitalizada e de uma foto do eleitor anexada. Para atualizar o cadastro, os cidadãos devem comparecer ao cartório eleitoral da cidade portando um documento oficial com foto e comprovante de residência.

O TRE-PA alerta aos eleitores que não fizerem o recadastramento biométrico terão o título cancelado. Caso isso ocorra, o eleitor não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo público, não poderá obter passaporte ou carteira de identidade, entre outras punições.

Os municípios que recebem o processo de recadastramento a parte desta sexta-feira são Almeirim, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Terra Santa, Anajás, Soure, Breu Branco, Curionópolis, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Tucumã, Xinguara e Rurópolis. A partir da próxima quarta-feira (14), é a vez de Placas, Abaetetuba, Igarapé-Açu, Marabá, São Domingos do Araguaia, Aveiro, Itaituba e Trairão.

Já os municípios de Altamira, Faro, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Ourilândia do Norte, Piçarra e São Francisco do Pará podem realizar o recadastramento no dia 21 deste mês. Ao final de novembro, no dia 28, será a vez de Cametá receber a biometria. Por último, no dia 12 de dezembro, serão os municípios de Salvaterra, Magalhães Barata e Redenção.

Fonte: ORM