Belém-PA recebe amanhã o novo navio da Marinha do Brasil

0
330

Embarcação passa a integrar o Comando do Grupamento da Patrulha Naval do Norte.

Navio Iguatemi antes de partir rumo a Belém - Crédito: Ascom / Marinha

O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, incorporado pela Marinha do Brasil em julho deste ano, chega, nesta segunda-feira (5), a Belém-PA e passa a integrar o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN).

Nos dias 5 e 6, o Navio fica aberto, das 11h às 18h, para visitação pública, no Cais da Escadinha, ao lado da Estação das Docas.

O NApOc “Iguatemi” é apto para desempenhar as seguintes tarefas: Apoio Logístico Móvel, Patrulha e Inspeção Naval, Busca e Salvamento e Minagem, possibilitando uma maior flexibilidade no planejamento e cumprimento das missões que promovem a segurança da navegação e do tráfego aquaviário na região.

Em convênio estabelecido com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o “Iguatemi” vai receber equipamentos especiais que vão permitir a realização de Levantamentos Hidrográficos em prol do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte. A Marinha entende que a aquisição da embarcação vai contribuir para o escoamento logístico do Arco Norte com maior segurança e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico da região.

O Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” é o segundo navio da classe e o quarto a ostentar este nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Rio Iguatemi que banha o Estado do Mato Grosso do Sul. Ele suspendeu do Porto do Rio de janeiro, no dia 16 de outubro com destino à Belém.

Com informações da Ascom da Marinha.

Fonte: Roma News