Reajuste de 11,78% na tarifa de energia elétrica entra em vigor nos 144 municípios do Pará

0
412

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/PA), este é o 20º reajuste na tarifa de energia elétrica dos paraenses autorizado pela ANEEL.

Resultado de imagem para Esse novo aumento esta bem acima da inflação dos últimos 12 meses estimada em torno de 4,00%. (Foto: Divulgação / Celpa)

A Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a Rede Celpa a fazer reajustes nas tarifas de energia elétrica consumida pelos paraenses. Entra em vigor a partir desta terça-feira (7) o novo reajuste de 11,75% nos 144 municípios do Pará. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/PA), este é o 20º reajuste na tarifa de energia elétrica dos paraenses autorizado pela ANEEL.

Segundo a pesquisa do Dieese, o primeiro reajuste aconteceu em 1999 em um total acumulado de 10,60%, em 2003 o reajuste chegou a 26,38% e 2014 teve um dos maiores registrados, 34,34%. Os estudos do Dieese mostram que os impactos no bolso dos consumidores paraenses com os sucessivos aumentos nas contas de energia elétrica desde a privatização da Celpa, são bem maiores do que somente os percentuais autorizados no aniversario das privatizadas ou das revisões tarifarias ocorridas.

Ainda de acordo com a pesquisa, esse novo aumento esta bem acima da inflação dos últimos 12 meses estimada em torno de 4,00%. Para os consumidores residenciais de baixa tensão o reajuste médio será de 11,78%, já os grandes consumidores de alta tensão/ Industriais de médio e grande porte , o reajuste autorizado foi em média de 11,40%.

Fonte: G1Pará