Como reagir com avião no Facebook? Bug traz botão inédita à rede social

0
473

Empresa cita engano e afirma que providências foram tomadas.

O Faceboook liberou – por engano – nesta terça-feira (31) uma reação de avião que rapidamente ganhou a rede social, atraindo a curiosidade de muitos usuários. O botão de aeronave apareceria junto aos ícones tradicionais da ferramenta, como o famoso curtir. Para reagir com o avião, seria necessário escrever um código secreto dentro da plaforma. No entanto, tudo não passou de um engano: em nota, a empresa reconhece que um bug trouxe um ícone que não deveria estar ali.

A rede social pediu desculpas e explicou que o erro é resultado de um experimento realizado em um hackathon. “Não tinha autorização para decolar”, afirmou a empresa em uma nota bem-humorada. Também disse ter tomado as providências para tirar o aviãozinho do ar.

Emoji de avião fica disponível por acidente no Facebook (Foto: Reprodução/Eduardo Manhães)

Neste momento, a dúvida sobre “como reagir com avião no Facebook” aparece entre os assuntos mais pesquisados no Google. Em tese, bastaria comentar em algum post com #addplanereact para ter acesso à figura. Em nossos testes, porém, o aviãozinho não estava mais disponível. Outros usuários relatam o retorno da flor e da reação com labaredas de fogo. Nada disso é oficial.

A prática de testes é comum na rede social, um ambiente beta fica disponível para desenvolvedores aplicarem ideias e avaliarem sua realização. Nem todas as experiências se tornam parte do Facebook, ou seja, ficam livres para serem usadas pelos usuários. Alguns testes foram feitos pela empresa de Mark Zuckerberg, como uma versão própria para avatares personalizados e um tipo de monetização para os criadores de conteúdo, mas nada sobre reações foi divulgado.

Ícone 'escondido' apareceu de surpresa nesta terça-feira (31) (Foto: Reprodução/Eduardo Manhães)

O recurso de reactions já teve ícones comemorativos temporários. As mães puderam enviar e receber gratidão, representada por um flor lilás, nos Dia das Mães de 2016 e 2017. Já a comunidade LGBTQ+ pôde demonstrar apoio à causa por meio do “orgulho”, reação simbolizada por uma bandeira nas cores do arco-íris, em junho do ano passado durante o mês do Orgulho LGBTQ+.

Em 2018, nenhuma novidade nesse sentido foi divulgada pela rede social.

Fonte: Techtudo.com.br