4 novos casos de covid-19 são confirmados na Serabi Gold; são 6 no total

0
143

Todos os novos casos são de Itaituba, com idades entre 22 e 34 anos.

Imagem aérea da mina do palito, na Serabi Gold.

Em novo informativo enviado, a mineradora Serabi Gold, situada no município de Itaituba, informou que mais quatro funcionários tiveram o diagnóstico confirmado para o novo coronavírus. Mais cedo, outros dois casos já haviam sido divulgados e incluídos no boletim epidemiológico deste sábado (16) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Confira a lista dos novos infectados com sexo, idade, origem, local de trabalho e onde estão internados:

  1. Homem, 22 anos, de Itaituba, mina São Chico, com sintomas leves (Internado em hospital particular de Novo Progresso);
  2. Homem, 28 anos, de Itaituba, mina São Chico, com sintomas leves(Internado em hospital particular de Itaituba);
  3. Homem, 32 anos, de Itaituba, Mina do Palito, com sintomas leves (Internado em hospital particular de Novo Progresso);
  4. Homem, 34 anos, de Itaituba, Mina São Chico, com sintomas leves (Internado em hospital particular de Novo Progresso);

Confira a lista dos 2 primeiros casos confirmados:

  1. Homem, 31 anos, de Itaituba (morador da comunidade Jardim do Ouro), sintomas leves (Internado em hospital particular de Novo Progresso);
  2. Homem, 43 anos, de Corumbá-MS, sintomas médios (Internado em hospital particular de Novo Progresso);

A empresa informou que apenas um dos casos tem diagnóstico com mais gravidade e que já solicitou sua transferência para uma unidade mais avançada.

Ainda de acordo com a Mineradora, todas as pessoas que tiveram contato com os positivados estão em isolamento, em uma área específica da empresa.

Cuidados necessários

Em conversa com o Giro, Artur Alves, Gerente Executivo de Sustentabilidade da mineradora, disse que a empresa tem seguido várias medidas de prevenção, para evitar a proliferação do vírus. “Para entrar na empresa, o funcionário tem que fazer dois testes em diferentes cidades. Caso dê negativo, a pessoa passa por uma consulta médica e em seguida precisa ficar pelo menos 7 dias de quarentena em um quarto da empresa.” informou.

A empresa adquiriu 800 testes rápidos, sendo que 300 devem chegar ainda hoje e deve auxiliar no combate à doença. Um novo médico também foi contratado para monitorar os funcionários. Entre outras medidas de prevenção, estão de manter os ambientes mais ventilados e também a redução de pessoas no refeitório.

Impactos

De acordo com Artur, nesse período de pandemia, 201 contratos de funcionários precisaram ser suspensos, onde a empresa permanece pagando 30% dos salários dos mesmos enquanto o governo deve arcar com 70%, para que não haja demissões. A medida serve para diminuir os riscos aos que estão trabalhando nas minas, estes que optaram por trabalhar sem a folga de 10 dias (como de costume) e receber proporcionalmente a mais pelos dias trabalhados.

Atualmente, ninguém entra e ninguém saí da mineradora. “Queríamos muitos (continuar o trabalho normalmente com os funcionários suspenso), mas antes da operação vem a saúde”, ressaltou o Artur Alves.

A Serabi Gold é uma das maiores empresas em atividade em Itaituba, seu quadro de funcionários é de mais de 500 pessoas, porém, devido a pandemia, hoje esse número reduziu aproximadamente 40%, chegando apenas a 300 pessoas trabalhando. Com isso, a produção da empresa também diminui consideravelmente, cerca de 30%.

Fonte: Portal Giro