CBF divulga tabela e aprova proibição da venda de mando de campo no Brasileirão 2020

0
132

O Campeonato Brasileiro de 2020 terá novidades. Em reunião, na tarde desta quinta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o Conselho Técnico da Série A decidiu pela proibição da venda de mando de campo para fora dos estados de origem dos clubes, permitidos até o ano passado. A decisão foi por maioria e clubes como o Flamengo votaram contra

– Sou a favor de que os clubes possam ter livre arbítrio para decidir sobre como querem mandar seus jogos. Não foi a proposta vencedora mas acredito ser um direito dos clubes, mas é compreensível – lamentou Rodolfo Landim, presidente do Rubro Negro carioca.

Representantes dos 20 clubes participantes da competição debateram ainda com a Diretoria da CBF e presidentes de Federações Estaduais temas como a aplicação de regras de fair play financeiro. Sobre este tema, decidiram por aplicar regras de forma educativa para gerar conscientização sobre o assunto no

– O fair play financeiro é um norma que já estava estabelecida nas regras de licenciamento da CBF. hoje ela é uma regra indutora de comportamento, ainda não é eliminatória, ou seja, os clubes vão se conscientizando daquilo que eles tem que fazer minimamente. Cumprir orçamento, não gastar mais do que eles tem de arrecadação. E isso vai sendo um fator contagiante para que, ao longo do tempo, eles se conscientizem. A gente tem por ideia que o jogador tem que improvisar, o dirigente tem que planejar – afirmou Rogério Caboclo, presidente da CBF.

Outra novidade será o uso do VAR de forma centralizada em algumas partidas do campeonato. A imposição de um limite por clube para a demissão de treinadores não foi aprovada.

Houve também mudança no limite de jogadores inscritos por clube, que passa de 45 para 40 atletas, com até oito trocas permitidas.

Fernanda Teixeira

@ferteixeira1

Outra novidade no Brasileirão. VAR vai funcionar de forma centralizada em algumas partidas. Ideia da CBF é que em 2021 todos os jogos sejam com VAR centralizado (à distância)

Embedded video

See Fernanda Teixeira’s other Tweets

Premiras rodadas definidas A CBF também divulgou a primeira parte da tabela do Campeonato Brasileiro. Entre os destaques da rodada de estreia está o clássico de tricolores entre Fluminense e Grêmio e o reencontro entre Vasco da Gama e o ex-treinador Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Palmeiras, em São Paulo.

Confira os confrontos da primeira rodada:Flamengo x Atletico-MGBotafogo x BahiaPalmeiras x VascoSantos x RB BragantinoCorinthians x Atletico-GOGrêmio x FluminenseSport x CearáCoritiba x Internacional Fortaleza x Athletico-PRGoias x São Paulo

Fonte: ORM