Governo do estado suspende visitas em todos os presídios do Pará

0
72

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), a medida é uma ação estratégica para manutenção da ordem e segurança.(Foto:Reprodução)

As visitas a detentos estão suspensas em todos os presídios do Pará, incluindo as Centrais de Triagem e a Central de Recaptura de Condenados. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27), pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

Em nota, a Seap informa que a suspensão segue a determinação da Portaria nº 139/2020-GAB/SEAP/PA, publicada no sábado (25). A Seap alega que “a medida é uma ação estratégica para manutenção da ordem e segurança e está prevista em portaria anterior nº 994, de 17 de setembro de 2019”.

Conforme o texto da portaria, “é admissível a suspensão de visitas diante de fundadas suspeitas de rebelião, motim, ou outros eventos que possam fragilizar a segurança das penitenciárias”. O texto diz ainda que “recomenda-se a todos os Diretores, Gerentes de Segurança e Chefes de Equipes das unidades que procedam a intensificação dos protocolos de segurança, controle de acesso, controle de pátio e vigilância aproximadamente todas os estabelecimentos prisionais, seguindo-se estritamente os procedimentos indicados pela Assessoria de Segurança Institucional, Diretoria de Administração Penitenciária, Comando de Operações Penitenciárias e Força Tarefa de Intervenção Penitenciária, em caso de ataque externo às instalações prisionais, tentativas de motins ou rebeliões por parte da população carcerária”.

Fonte: G1 PA — Belém