Homem recebe a primeira CNH Social destinada a Surdo entregue em Itaituba

0
83

Na última segunda-feira (30) foi realizada a entrega da primeira carteira de habilitação a uma pessoa surda em Itaituba. Segundo informações, Rubison Soares Nunes, de 46 anos, que é considerado surdo e utiliza aparelho para ouvir, após 20 anos de tentativas, conseguiu receber sua primeira habilitação.

Conforme informado pelo Diretor Regional do Departamento de Trânsito (DETRAN), Investigador Sena, durante o tempo que Rubison dirigia de maneira irregular, o mesmo tentou diversas vezes tirar sua habilitação e somente neste ano foi possível trazer uma equipe técnica de Belém para que fosse emitido o documento, porque, segundo o mesmo, precisa de uma junta especial para que seja feito o “aval” em relação à condução do motorista surdo.

Sena afirmou que para emitir uma habilitação social destinada às pessoas surdas é preciso que sejam realizados exames com médicos especialistas em trânsito, credenciados como médicos de tráfego. Assim, é feito um exame normal e também o psicotécnico, em seguida, o médico leva para uma junta avaliadora onde é feita uma avaliação do surdo que é encaminhado para o exame prático.

“Há duas clínicas em Itaituba responsáveis por avaliações médicas que podem analisar a possibilidade de surdos tirarem a carteira de habilitação”, acrescentou Sena.

Além disso, o diretor comentou que no verso da habilitação há uma observação exigindo que o mesmo precisa dirigir com o aparelho para que consiga ouvir. Mas, a vantagem maior para o motorista surdo será que, além de ter um adesivo no carro para que mesmo seja identificado e receba tratamento diferenciado do agente de trânsito, e poder usufruir dos direitos em lei quanto ao estacionamento, terá ainda isenção de impostos na compra do veículo.

Sena destacou ainda que há também uma habilitação social para deficientes físicos que desejam dirigir veículos adaptados, para isso é necessário que seja feito exames com médicos especialistas para descobrir a necessidade em relação a adaptabilidade do veículo, como a adaptação do volante, do câmbio, e outras.

Fonte: Portal Giro