AGB é campeã na série A do concurso de bandas e fanfarras de Itaituba

0
642

Concurso aconteceu no último sábado (21) na Associação Atlética Cearense; Escola Maria Oliveira Mendonça foi a campeã da série B.

Aconteceu no último sábado (21), no ginásio da sede da Associação Atlética Cearense, o tradicional Concurso de Bandas e Fanfarras (CONFABI) 2019, em Itaituba. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Itaituba e coordenado pela CONJUCEL.

Três escolas concorreram na série A: Maria do Socorro Jacob, São Francisco das Chagas e Antônio Gonzaga Barros. Outras três escolas competiram na série B: Maria Oliveira de Mendonça, Padre José de Anchieta e Maria Aparecida Sousa Costa. O evento contou ainda com a participação especial do Centro Educacionais Anchieta e Escola de Ed.  Básica Marechal Rondon.

Dos resultados obtidos em votação na série A, a escola Antônio Gonzaga Barros (AGB) ficou em primeiro lugar, com 78,4 pts, enquanto a Maria do Socorro Jacob ocupou o segundo lugar, com 76,9 pts. Em terceiro lugar ficou a escola São Francisco das Chagas, alcançando 75,3 pts.

Na série B, a escola Maria Oliveira Mendonça foi a vencedora, com 56,6 pts. Em segundo, com 56,2 pts, ficou a instituição de ensino Padre José de Anchieta e, em terceiro, a Maria Aparecida Sousa Costa, com 55,5 pts.

Trajetória do AGB em concursos de bandas e fanfarras

Antônio Carvalho Lima, diretor da escola, contou ao Giro toda a trajetória desde que assumiu a direção no ano 2007.

Em 2007 a instituição participou do concurso na série B e ficou em terceiro lugar. Em 2008, após estruturação da banda, com compra de instrumentos, a escola foi campeã da série B, pela primeira vez, ganhando o direito de disputar a série A no ano seguinte.

Em 2010 a escola ganhou o mini concurso e ficou em 2ª lugar no concurso oficial. O título mais esperado, da série A, foi conquistado em 2011, fato que também se repetiu em 2012, sendo Bi-campeão.

“Fiquei ausente no período de 2013 à 2017, pois estava estudando em outro município, e em agosto do mesmo ano retornei à escola, por ter ganhado a eleição para a direção, após ganhar mais do dobro dos votos da comunidade. Voltei à estruturar a banda, porque nas edições do concurso nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016 a escola não obteve sucesso com outros gestores. Em 2018 participamos com grande estilo, com mais de 150 componentes e fomos campeões”, destacou o diretor Antônio.

Banda da escola Gonzaga Barros no Concurso de Bandas e Fanfarras (CONFABI) 2019.
Concurso de Bandas e Fanfarras (CONFABI) 2019, em Itaituba.

Sobre os investimentos feitos nos primeiros anos de sua nova Gestão, Antônio destaca que “no ano de 2018 não havia muitos instrumentos na escola, por isso, foi comprado cerca de 20 mil reais em instrumentos, em 2019 foi comprado em torno de 10 mil reais. Temos como projeto ainda o balé da escola, que também é mantido com recursos próprios, por meio de torneios, rifa, feijoada e alguns patrocinadores, até mesmo o pagamento da professora de balé”.

Fonte: Portal Giro