Em vantagem, gaúchos jogam semis de olho no maior GreNal da história

0
566

Tanto Grêmio quanto Internacional venceram os primeiros jogos e precisam apenas de empates contra Athletico-PR e Cruzeiro para se garantirem na final

A quarta-feira é de decisão no futebol brasileiro. Finalmente conheceremos os dois finalistas da Copa do Brasil, maior competição eliminatória do país. E se tivermos a confirmação do que ficou encaminhado após as partidas de ida, a decisão será ainda mais especial: Grêmio e Internacional venceram Athletico-PR e Cruzeiro, respectivamente, e podem fazer uma decisão que entraria para a história do futebol do Rio Grande do Sul.

Tradicionais rivais locais, as equipes, que fazem uma das rivalidades mais intensas do Brasil, tem um grande histórico de se enfrentarem em decisões: 16 vezes, com 9 conquistas ficando para o Inter e 7 para o Grêmio, que venceu a última delas, no Campeonato Gaúcho deste ano. E é justamente no estadual onde todas essas finais foram disputadas.

Caso a decisão da Copa do Brasil se confirme, será a primeira final entre eles em âmbito nacional. No torneio, as equipes se enfrentaram em apenas uma oportunidade. Nas quartas de final da edição de 1992, o Inter superou o seu principal rival nos pênaltis e se classificou em uma campanha que garantiria seu único título até hoje da competição.

Além disso, os times já se cruzaram em outras três oportunidades em outros torneios de grande relevância. E o Inter venceu todas elas. O primeiro deles na semifinal do Brasileirão de 1988 e os outros dois na segunda fase da Sul-Americana de 2004 e 2008.

Apesar da vantagem dos gaúchos, não dá para se descartar os outros dois times. Enquanto o Athletico-PR se apoia na força da equipe de atuar na Arena da Baixada para reverter a desvantagem de dois gols, o Cruzeiro, atual bicampeão da Copa do Brasil, tenta mais uma final no embalo do bom início do técnico Rogério Ceni na equipe. Na ida, os mineiros perderam dentro de casa por 1 a 0.

Copa do Brasil – Semifinal – 04/09
19h – Athletico-PR x Grêmio (ida: 0 x 2)
21h30 – Inter x Cruzeiro (ida: 1 x 0)

Donte: R7