Copa do Mundo Feminina começa nesta sexta-feira

0
898

Duelo entre França e Coreia do Sul marcam a abertura da competição

Nesta sexta-feira, 7, terá início a oitava edição de um dos maiores eventos do futebol mundial. Na Copa do Mundo Feminina, quem entra em campo são elas. Percorrendo as 11 sedes francesas, 24 seleções começam a luta pelo título. O número de equipes se repete pela segunda vez.

Se os homens disputam o torneio desde 1930, as mulheres só puderam brigar pelo título mundial a partir de 1991, na edição da China. Nas primeiras duas edições, 12 times disputaram os jogos. Entre 1999 e 2011, foram 16.

As seleções são divididas em seis grupos de quatro equipes cada, com três confrontos na primeira fase. Os primeiros e segundos lugares avançam para as oitavas, além dos quatro melhores terceiros colocados. França e Coreia do Sul dão o pontapé inicial nesta sexta, às 16h, no Parque dos Príncipes, casa do Paris Saint-Germain. A Seleção Brasileira estreia no próximo, 9, contra a seleção da Jamaica, às 10h30 (Brasília).

Pela primeira vez na história, todos os jogos serão transmitidos. Na televisão aberta, Rede Globo e Bandeirantes vão exibir as partidas, enquanto o SporTV e a Band Sports transmitem na TV fechada.

A Seleção Brasileira participou das oito edições da competição e a melhor campanha foi em 2008, quando as brasileiras chegaram à final, mas acabaram derrotadas pela Alemanha. Esta será a última Copa do trio Marta, Formiga e Cristiane, já que as duas últimas confirmaram a aposentadoria do time após o torneio. Com nove derrotas na preparação, o Brasil chega com expectativas baixas ao torneio, mas para a torcida a esperança é grande para a conquista do título.

Confira os grupos!

A – França, Coréia do Sul, Noruega e Nigéria

B – Alemanha, China, Espanha e África do Sul

C – Austrália, Itália, Brasil e Jamaica

D – Inglaterra, Escócia, Argentina e Japão

E – Canadá, Camarões, Nova Zelândia e Holanda

F – Estados Unidos, Tailândia, Chile e Suécia