Mbappé mostra que pode ganhar prêmio de melhor do mundo

0
352

Nesta Copa, a velocidade e a potência são, muitas vezes, mais decisivas do que o drible.

Kylian Mbappé destruiu nos primeiros 15 minutos de jogo contra a Argentina. Criou uma chance de gol e sofreu o pênalti convertido por Griezmann. Depois, diminuiu o ritmo no primeiro tempo. Di María achou um gol de fora da área, num espaço criado por Kanté, volante que perseguiu Messi.

Não pergunte como a França deu tanto espaço. Kanté ia atrás de Messi. No setor do volante, Di María estava livre.

Mbappé arrebentou de novo no segundo tempo. A rapidez com que arrancou do meio de campo caracteriza um tempo diferente do futebol mundial. Nesta Copa, a velocidade e a potência são, muitas vezes, mais decisivas do que o drible.

A França é o time mais jovem das oitavas. Prendia Matuidi pela esquerda (veja ilustração) e liberava o menino do PSG pela direita. O sistema 4-2-3-1 era uma escada. Virava 4-3-1-2 a cada vez que Matuidi se enfiava por trás, como volante.

Mbappé livre para atacar mostrou que pode ganhar o prêmio de melhor do mundo, antes de Neymar. Quando levou o Monaco à semifinal da Liga dos Campeões de 2017, já parecia ser assim. Depois, virou coadjuvante do brasileiro.

Neste momento da Copa, Mbappé e Neymar são rivais pelo prêmio maior. Cavani também. Cristiano Ronaldo e Messi seguirão fora, sem chance de serem campeões mundiais. A Copa não será o trampolim para mais um prêmio individual nem do argentino nem do português.

O prêmio de melhor jogador do planeta não pode ser objetivo. Tem de ser consequência das conquistas coletivas e, neste mês, da Copa do Mundo.

Para que a Copa seja a catapulta, Neymar e Mbappé terão de se encontrar na semifinal. E Mbappé terá de passar por Cavani nas quartas. O uruguaio foi brilhante contra Portugal.

Sua virada de jogo no primeiro gol e a capacidade de se infiltrar para receber o passe de Luis Suárez, para quem tinha feito o lançamento, mostram que está num momento sensacional de sua carreira. O segundo gol confirma.

Discutimos se Neymar será o melhor do mundo. A melhor pergunta é se o Brasil será campeão. As duas primeiras oitavas de final derrubaram o reinado de Cristiano Ronaldo e Messi, determinaram que os melhores da última década nunca conquistarão o maior torneio de seleções e abriram um novo reinado.

O provável novo rei terá de passar necessariamente pela prova das quartas de final, semifinais e final da Copa do Mundo. O craque mundial será o mais talentoso jogador do melhor time coletivo.

 

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/pvc/2018/07/mbappe-mostra-que-pode-ganhar-premio-de-melhor-do-mundo.shtml